Lego

Para introduzir o conceito de multiplicação como adição de parcelas com quantidades iguais, usei o lego da seguinte forma:

Segui uma recomendação muito interessante que encontrei no site que aconselha a separarmos o que iremos usar. Eu separei com 1, 2, 4, 6 e 8.

Separado com 4

Fiz alguns kits e entreguei aos alunos para manipularem o material, pois muitos nunca tinham tido contato com lego.

Utilizei o Lego Classic com 720 peças e a placa. Pode-se usar também o “genérico” do Lego que tem o preço bem mais em conta e as peças são bem maiores, que também dá certo. Enquanto o Lego Classic custa R$399,00, um saco com 500 a 1.000 peças grandes no mercado livre custa em torno de R$60,00 a R$120,00.

Até é melhor porque sendo peças maiores não há risco de cair e se perder com mais facilidade. No meu caso então que estava utilizando com alunos cegos com múltiplas deficiências, foi bem melhor quando utilizei os maiores.

Depois que se familiarizaram com as peças, pedi que fossem agrupando as peças com 1, com 2, com 4, com 6, com 8 e com 16.

Daí fui trabalhando assim, como por exemplo: 3 peças de 2, 2 peças de 4 e assim por diante.

=2+2+2=6

Quando feita a soma, pedi que trocassem por uma de 6.

(colocar a peça conforme disposição)

Quando já estavam bem familiarizados com a soma, pedi que imaginassem se tivesse um grande número de parcelas iguais, o tempo que levaria para fazer a soma e a quantidade de peças do Lego teriam que usar. Daí entrei com uma das ideias da multiplicação que é a da adição de parcelas iguais, e pedi que contassem quantos grupinhos de 2 utilizamos para termos o total de 6.

Utilizei a palavra vezes na pergunta: “quantas vezes falei no grupinho de 2”?
Eles responderam: 3. Então três vezes dois.

Então parti para substituir palavras por simbologia: 3 x 2.

Solicitei que estabelecessem a seguinte equivalência:
2+2+2=3x2=6

Fiz também o inverso: 2 X 3= 6
Utilizei dois de 3:

3+3=6
2x3=6

E assim por diante...

A outra ideia trabalhada usando Lego foi a multiplicação retangular.Utilizei uma peça com 6 pontos. Falei nas linhas e nas colunas.

2 linhas e 3 colunas: 2 + 2 + 2= 3 x 2= 6
3 linhas e 2 colunas: 3 + 3= 2 x 3= 6

A outra ideia da multiplicação trabalhada foi o raciocínio combinatório. Para trabalhar o raciocínio combinatório achei por bem apelar para a vestimenta:
Fiz umas bonecas e bonecos de papel e algumas blusas, saias, shortes, etc. Na internet tem diversos sites com bonecos e bonecas para vestir.